sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ilha do Cajual


No outono de 2007, eu levei um grupo para conhecer de perto a Ilha do Cajual. Há mais ou menos 95 milhões de anos caminhavam nessa ilha alguns animais hoje extintos, era um local com algumas plantas que pareciam samambaias, espalhadas ao longo de praias no litoral e alguns pântanos. Nesses pântanos, ocorriam crocodilos e os maiores predadores que o mundo já viu... os dinossauros. Entre os dinossauros já descritos pela ciência, a Ilha do Cajual comportou dois pesos pesados, o espinossauro e o carcharodontossauro. Ainda bem que eles não estavam la quando eu e um grupo de jovens resolvemos ver o que sobrou desses animais extintos a milhões de anos, ou seja, os seus fósseis. Chegando na ilha, após atravesar a Baía de São Marcos e o canal do Boqueirão em um Catamarã, colocamos as mochilas, mantimentos e as barracas na praia deserta e fomos conhecer as falésias da ilha e entender como ocorre o processo de preservação de restos orgânicos que se chama fossilização. Caminhando alguns quilômetros de praia deserta chegamos a primeira falésia, depois de algum tempo fomos para a segunda falésia, o grupo ficou empougado e o sol da tarde é encoberto por nuvens de chuva, derrepente o céu está fechado e começa a chover. Eu disse:
- Galera, vamos voltar rápido e armar as barracas e colocar nossas coisas dentro por causa da chuva.
Barracas arrmadas, chuva na praia, raios, o som dos pingos d´agua na vegetação da Ilha e nessa hora surge uma das paixões nacional, uma bola de futebol. Começa uma pelada na chuva, numa praia deserta, numa ilha quase deserta, exceto por alguns moradores no centro da ilha, mais distante de onte estávamos. A noite chega e tudo estar perfeito, Adjaci aparece com uma bandeija de 40cm de circunferência cheia de arroz e frango, farofa, pães, água, até misto levaram. A fogueira é feita e um violão surge na noite, a essa altura uma garrafa de 51 está quase seca e o vento leva o som dos versos de Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, para o interior da ilha:
-“ Será só imaginação, será que nada vai acontecer...”
É realmente será que não iria acontecer nada? Aconteceu. Do interior da ilha saiu um Austríaco que mais parecia a Xuxa Menegel com uma certa dose de testosterona. Ele chega próximo a fogeira e começa a conversar com os jovens, nessa hora eu me aproximo:
- Boa noite.
- Boa noite. A xuxa responde, ou melhor o austríaco que depois o pessoal ficou chamando de “gringo”.
- Algum problema? Eu preguntei.
- Você é o responsável por esse grupo?
- Sim, o que aconteceu?
Esse austríaco estava em uma casa de propriedade de uma ONG chamada AMAVIDA, ele estava incomodado com o som que os jovens estavam cantando, enquanto eu conversava com ele, eu percebo Ana Paula passar perto e falar ao celular:
- Mãe, tem um gringo aqui que ta dizendo que se agente não para de fazer barrulho vai matar agente!!!
Meu Deus, que merda que a Ana Paula ta falando com a sua mãe? Um outro jovem, o Stênio, pega uma tora de madeira e pensa em resolver as coisas de um jeito nada amistoso, conversa vai conversa vem, eu digo para todos se acalmarem e o gringo retorna a seus aposentos com a idéia de que as músicas iriam parar.
- Pessol se vocês quiserem cantar, podem cantar, mais cantem mais baixo. Agente tá em uma ilha isolado de tudo, se acontecer alguma merda aqui é complicado resolver. Aqui não tem nada e o próximo barco que chegará vai ser o nosso catamarã amanhã a tarde.
A noite continua, a bebida tambem, as músicas são variadas desde Manonas Assassinas até Red Hot Chili Peppers, Rômulo não consegue dar três passos sem cair de cara na areia e chega uma hora que temos que dormi. No outro dia, vamos conhecer a famosa Laje do Coringa, um grupo de rochas que fica exposta apenas quando a maré está baixa, o sol é muito forte mais fomos até la, passando por quase dois quilômetros de lama até chegar na Laje. Conseguimos ver alguns fósseis e retornamos para uma sombra na beira de uma falésia. Sol escaldante, calor infernal. Alguem que eu não recordo me diz que a Mariana Pinho não estar se sentindo bem, ela estar na barraca, fui até la.
- O que tu ta sentindo Mariana?
- Tô com corpo ruim.
- O catamarã ta pra chegar, da pra aguentar?
- Dá.
Isso já era depois do almoço, e o Catamarã iria chegar umas quatro da tarde. De subido o tempo muda, de calor infernal, nuvens muito carregadas cobrem o céu.
- Pessoal coloquem as coisas nas barracas, vai cair um temporal.
Nessa hora todo mundo se ajuda, principalmente Ronny, Fernanda e Flávia que eu tinha convidado para me darem uma força nessa viagem. Eu entro na barraca da Mariana e ela diz que está sentindo uma dor muito grande nas pernas. O temporal começa, a temperatura cai de uma forma dramática, Mariana diz sentir muito frio, eu começo a colocar os seus cobertores em suas pernas.
- Ei pessoal, tragam cobertores para cá rápido!!!
Várias pessoas começam a levar cobertores para lá, Mariana diz não sentir as pernas. Eu pego no seu pé e aperto com muita força:
- Ta sentindo alguma coisa?
-Não
Ela ta com princípio de hipotermia, eu pensei. A chuva aumenta e a barraca rasga e começa a entrar água na barraca, Rômulo fica na entrada da barraca juntando água que se acumula na barraca e joga para fora, eu chamo mais gente para ficar abraçando Mariana para tentar esquentá-la. Saio correndo La para a base da AMAVIDA na esperança do Austríaco ter algo, ele me consegue um papel aluminho enorme. Perfeito! Chegando à barraca eu coloco o papel por cima da Mariana.
- Emílio, eu não sinto mais meu corpo e não to conseguindo respirar direito.
Nessa hora não da pra se fazer nada, só esperar. O Catamarã chega, Mariana é colocada no barco e no meio da viagem eu ligo para o meu primo (Filho) que imediatamente foi de carro La para o porto do cais nos esperar para levar Mariana ao hospital, ao longo do retorno eu fico com Marina o tempo todo, ele volta ao normal aos poucos e quando chegamos ao cais, ela consegue sair andando e dizer que não precisava ir ao hospital. Dias depois eu fiquei sabendo que ela estava com dengue antes da viajem mais não falou nada a ninguém, pois queria muito conhecer as ilha dos dinossauros.

16 comentários:

  1. Q sufocoo q passamoss.! Boa memoriaa em Emilioo lembra d tudo detalhadooo.! HAHAHAH'

    ResponderExcluir
  2. hahaha, isso é uma aviso, quase ela morre, e melhor ir outro dia do que ir doente para ilha semi-deserta

    ResponderExcluir
  3. A vontade dela de conhecer o Cajual devia ser muito grande....a ponto de ir doente...não sei se chamo isso de loucura ou coragem...hsuahsuahsuahsua

    ResponderExcluir
  4. Emilio, não esperava esse teu exagero!IUAHSUIAHIUSHIUAHHIUAHUISHIUAHSASUH Primeiro, quem falou que o povo ia matar a gente(primeiro), não foi eu, foi Stênio! Segundo, quem falou com mamãe dizendo isso, foi Adjaci(que por sinal já tava bêbado!). Tá? palhaço! Mas, é impressionante a tua memória viu? não lembrava da parte de Rômulo não conseguir dar um passo sequer! kkkkkkkkkkkkkkk
    Boas lembranças viu? By: PAULINHA

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto.. shahshahsh.. vontade de conhecer dinossauros também nao foi shahhsah
    eita galera que gosta de bagaça! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Então está aqui minhas desculpas Paulinha , hehehehe. é por que nessa hora eu tava falando ocm o Grigo e só lembro de alguem falando no celular ocm a mãe, mais agora que tu falou que foi o Adjaci, realmente eu lembrei que foi aquele elemento mesmo. rsrssrsr, o Rômulo caindo um monte de gente lembra, eu até coloquei em uma prova pra vcs sobre o neurotransmissore responsável pelo equilíbrio do corpo, o glutamato? tu lembra dessa questão? rsrsr

    ResponderExcluir
  7. essa vez da ilha so nao foi melhor pq tinha muito mosquito mais valeu apena a aventura.....
    fiko bacana emilio o relato da ilha falto mais coisa pra te conta mais deixar pra procima...

    ResponderExcluir
  8. hahahaha!!!! Q sufuco Mariana Morena....
    hum....pena!!!
    que nao dei pra eu ir....
    mas sinto muitas saudades do 3º ano.
    Thayanne Barbosa!!!

    ResponderExcluir
  9. É raphael, faltou realmente muita coisa, de manhã cedo tu com calça, meão, camisa manga longa e passando repelente por cima ainda foi uma cena que não da pra esquecer,mais se fosse pra colocar tudo ficaria muito grade. rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Hehehe
    Que história mais doida Emílio, o pior é que é tudo verdade. Além disto, essa é só uma de muitas viagens para a bendita ilha. Histórias não faltam...

    ResponderExcluir
  11. pow emilio tu é foda. lembra os detalhes msm..

    rapaz nesse dia foi cinistro....
    o gringo falanfo "aqui reina a lei do facão."
    kkkkkk
    ^^
    me lembro tbm que mariana loira finxiu q qeria me bater pq tinha passado pasta de dente no rosto dela!! desde desse dia nunk mais brinkei c/ ela!!!!
    hehehe
    ^~
    xawdades da galera!! abraço p/ vc6!!!
    Stênio Dicaprio

    ResponderExcluir
  12. Pô Stênio, eu passei horas tentando lembrar essa frase ai, "aqui reina a lei do facão", rsrsrs, aquele dia entrou mesmo pra história. Essa turma foi uma das melhores que eu ja conheci.

    ResponderExcluir
  13. Putz Emílio, essa dai foi foda. O que a vontade não faz ein ^^
    Tu explica tudo com exatidão, parece ate que tou lá, bacana esse blog.

    Estevão

    ResponderExcluir
  14. ROMULO PARECE QUE TENHO QUE CONTAR MINHA VERSÃO EM CAIXA ALTA.

    BOM, CHEGAMOS NA ILHA... EMILIO COMEÇOU A FALAR DE DINOSSAUROS....BLZA NAO ENTENDI PN...NORMAL

    12 HORAS DEPOIS

    COMECEI A BEBER............................................................................CHOVEU.........SERES MISTICOS APARECERAM......................................................................................................................................................ACORDEI.....FIQUEI COM SEDE....

    NAO ME LEMBRO DE TER CAIDO...

    OBS. LEMBRAÇAS EM FLASHBACK

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    Rômulo tu é uma figuraça!!!! Sou teu fã.

    ResponderExcluir
  16. seres misticos éh?
    hahahaha :P
    ^^

    stenio

    ResponderExcluir