segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sarney, Alguém conhece?

(Atenção, a história e o personagem são fictícios, mais os locais existem, quem quiser pode conferir)

Em 1983, na Maternidade Marly Sarney, em São Luís, nasce um bebê de olhos esbugalhados, pernas tortas e com um cabeção. Os Pais ao receberem o menino tiveram que colocar um nome:
- Cauã?
- Janequine?
- Já sei amor. Vamos chamá-lo de Zé Ninguém.
- Perfeito!
Zé Ninguém cresceu no Bairro Vila Sarney, viveu nesse bairro até os 4 anos de idade, quando a família resolve mudar-se para a Vila Sarney filho. Chegando lá, não conseguem se adaptar, ruas esburacadas, lixo e esgoto a céu aberto e muita poluição sonora. A família resolve então mudar-se para a Vila Roseana Sarney, o Zé Ninguém vive parte de sua infância nessa vila e na Vila Kiola Sarney, conhece vários amigos, mais com o passar dos anos, tem seus amigos mortos por causa da violência do local. Zé ninguém é enviado ao interior do estado, pois seus parentes conseguem uma vaga em uma boa escola em Pindaré Mirim, a Escola José Sarney Costa, nessa escola o índice de bagunça é muito grande então Zé Ninguém resolve mudar-se para Santa Inês e se matricula na Escola Senador José Sarney, é um período de boa adaptação mas, ocorre uma tragédia na família de Zé Ninguém em Santa Inês, todos estão desempregados e como são todos analfabetos, tiveram que se retirar ao município de Cidelândia, que fica na região do bico do papagaio, próxima a Imperatriz, lá Zé Ninguém consegue uma vaga na Escola Municipal Presidente José Sarney mais o ano já está perdido e Zé Ninguém reprova de ano. Um belo dia um assaltante entra em sua casa e mata todos da família, Zé Ninguém é o único a escapar por que estava trabalhando como vigia de cemitério, ao chegar em casa percebi a tragédia e parte para outra cidade. Zé Ninguém agora chega a Lagoa do mato e termina seus estudos na Unidade Integrada Senador José Sarney, e acompanha notícias através da TV Mirante que é de propriedade de José Sarney. Zé Ninguém começa a perceber que alguma notícias não são comentadas.
- Que porra é essa? Vou começar a ler jornais da banca.
Chegando na Banca, Zé Ninguém pergunta:
- Qual o jornal que vocês vendem aqui?
- Jornal o Estado do Maranhão (de propriedade de José Sarney)
- Eu vou levar.
O tempo passa e ele percebe que as notícias que saem no jornal o Estado do Maranhão é muito parecidas com os que saem no JMTV da TV Mirante.
- Que porra é essa?
Uma noite ele ouvia as rádios Mirante AM e FM, ambas de propriedade de José Sarney, e é anunciado o vestibular agendado de uma universidade particular em São Luís. Alguns de seus amigos haviam falado que essa universidade era boa e que o dono era um tal de José Sarney. Zé Ninguém então pensa:
- Poxa, vou voltar pra capital e estudar, ser alguém na vida.
Ele pega um ônibus na rodoviária rumo a sua cidade natal, no caminho passa por várias cidades entre elas Joselândia, Presidente Sarney e outras. Chegando então a capital do estado do Maranhão na Rodoviária Kiola Sarney. Zé Ninguém desse e sem lugar pra ir, entra em um coletivo e desce na Praça Deodoro onde ele encontra a Biblioteca José Sarney. Zé Ninguém entra na biblioteca e procura livros para estudar, entre esses livros ele encontra vários livros como: A pesca do curral de 1953, Brejal dos Guajás e outras histórias, 1985. Tempo de pacotilha, 2004. Todos de autoria de um certo homem chamado José Sarney. Zé Ninguém então resolve procurar livros de contos e encontra: Norte das águas, 1969 e Dez contos escolhidos, 1985. Ambos de José Sarney. Parte então para e estante de livros de crônica e ver: Sexta-feira, Folha, 1994. A onda liberal na hora da verdade, 1999. Canto de página, 2002 e Semana sim, outra também, 2006 e para sua surpresa, todos de autoria de José Sarney, Zé Ninguém resolve ir para o estante de livros de literatura, entre eles um lhe chama atenção: O dono do mar de 1995.
- Dono do Mar? O que será que significa isso? E esse autor? José Sarney...eu acho que eu já ouvi esse nome em algum lugar.
Zé Ninguém Saia da Biblioteca José Sarney, entra no ônibus que passa por cima da Ponte José Sarney, segue pela Avenida José Sarney e vai para casa.Tempos depois passa no vestibular para o curso de administração, no curso ele percebe que as contas públicas do seu estado não são tão bem administradas e ele resolve ir ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney, Zé Ninguém não é tão bem recebido e resolve reclamar e se dirige ao Fórum José Sarney.
- Bom dia vigia.
- Bom dia.
- Eu to aqui querendo fazer uma reclamação, onde fica a sala de Impressa?
-Pergunte ali na sala da recepção.
- Obrigado.
Zé Ninguém se aproxima da uma mulher que está atrás de um balcão onde tem uma placa como o nome recepção.
- Bom dia.
- Bom dia senhor, em que posso ajudá-lo?
- Onde fica a sala de imprensa aqui? Quero fazer uma denúncia.
- Olha, a sala de Imprensa Marly Sarney fica logo ali no final desse corredor, logo após a sala de Defensoria Pública Kiola Sarney.
- Sarney?
- Isso, por que?
- Eu acho que já ouvi esse nome em algum lugar.
- Que tipo de denúncia você quer fazer?
- Eu queria saber quem foi que disse que Deus é brasileiro, que existe ordem e progresso,enquanto a zona continua no congresso?
- Eu não sei.
- Eu queria saber quem foi que disse que os homens nascem iguais? Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade? Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
- Eu não sei. Mais quem é o senhor mesmo?
- Eu não sou ministro, eu não sou magnata, eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém. Aqui embaixo, as leis são diferentes.

22 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk
    hilário elemento, qualquer maranhense se identifica com uma história dessas.
    bem bolado, falowwww

    Randolfo

    ResponderExcluir
  2. Pô, interessante sua história! Essa parte aí:
    "Eu queria saber quem foi que disse que os homens nascem iguais? Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?"
    Diz muito sobre o que Niezsche chamava de moral dos forte. O "bem" e o "mal" tem tudo haver com a condição de quem prega. Fico imaginando que se um leão marinho macho dominante, dono de harém, pudesse falar, ele diria: É imoral tentar transgredir as regras, deve-se pregar a mansidão. E a bíblia diz coisa parecida: "Os mansos herdarão a terra". Resumindo: Devemos ser imorais se quisermos ser fortes!

    Saul

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Cara esse Maranhão só falta ter um Motel José Sarney! quem ia fuder quem????
    kkkkkkkkkkkkkkk

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meu amigo, e só pra não perder o costume teremos mais quatro anos governados por Roseana Sarney!!!
    E assim o Maranhão continua sendo o pior Estado do Brasil!

    ResponderExcluir
  5. José Sarney ? eu também acho que eu já ouvi esse nome em algum lugar kkk
    eu e uma parcela até tentou no domingo , mas essa familia é da pesada . qm sabe qnd o véio morrer a gnt consiga !

    Aqui embaixo, as leis são diferentes. ♫

    ResponderExcluir
  6. Muito massa a idéia. Me lembrou um trecho de "Honorários bandidos" do Palmério Doria.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Realmente aqui embaixo as leis sao diferentes. Mais uma vez!!! É decepcionante!!!
    Mas...tentamos!

    ResponderExcluir
  8. belissimo texto! infelizmente grande parte da populaçao maranhense,mesmo depois de anos de enrolação ainda parece não conhecer a familia Sarney! vamos ver se um dia isso muda!

    ResponderExcluir
  9. É cara realmente temos que ter paciência...e esperança para que um dia a coisa finalmente mude de vez e por completo...agora é aceitar ficar na merda por mais 4 anos.

    ResponderExcluir
  10. huahuahuaa.. isso foi criatividade desse elemento..kkkk..apesar de não ser maranhense.. moro em são luis a pelo menos 4 anos.. e ja me identifico com isso.. to de luto.. o diabo nm quis o sarney no inferno e mandou d volta...o pior q ainda a roseana ganha d novo p variar...

    ResponderExcluir
  11. Doido... eu num preciso comentar nada... se eu comentar mais alguma coisa... o maranhão vai de vez pro buraco... kkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  12. cara tem algum Cemitério josé sarney?!!puta merda se tiver nem morrendo o cara se livra é foda !!hushshshushu

    ResponderExcluir
  13. muito boa mesmo!!
    kkkkkk!!

    ResponderExcluir
  14. sahusasashashu' boa elemento, fazer o que né? a família que manda mesmo! como já disseram só se o velho morrer. e olha só? ROSEANA SARNEY MAS 4 ANOS! AGUENTA MARANHÃO
    By: Thays(Carniça :p)

    ResponderExcluir
  15. Esta história eh muito interessante . Mostra uma realidade que visível aqui no Maranhão. Como se a família Sarney fosse dono do Maranhão, ou que semente quem pertence a esta família construir a hst deste estado.
    o texto eh muito sakdo
    Flávio Poeta

    ResponderExcluir
  16. q merda... mais quatro anos de atraso....é o fim do mundo;;... aqui em baixo as leis ão deferentes.....

    ResponderExcluir
  17. Olha, não reclama da tia Rosy,
    pois ela é tua patroa!!sasuahsuahs
    nãaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Pessoas o ser pensante da família Sarney é o
    próprio José Sarney!!! Então qd qd o velho morrer
    a oligarquia já era....

    ResponderExcluir
  18. Putz.... Muito bom!
    pior q ainda tm maranhenses q votam nessa família.... E ainda temos q aguentar mais 4 anos... E a oligarquia só vai acabar quando velho empacotar,mas parece q nem o diabo quer ele...
    parabéns pelo texto Emílio!

    ResponderExcluir