sábado, 30 de outubro de 2010

No Alto da Montanha


Na Ásia, entre o Nepal e o Tibete existe um grupo de montanhas conhecidas como cordilheira do Himalaia, ao todo são mais de 100 montanhas que passam dos 7.000 metros de altura. Entre essas montanhas o monte Everest é o mais alto, a sua altura muda todos os anos devido ao movimento das placas tectônicas que empurram o monte cada vez mais pra cima e já está com mais de 8.840 metros. O cume desse monte foi alcançado pela primeira vez em 1953 por Edmund Percival Hillary (provavelmente o mais famoso alpinista do mundo) e Sherpa Tenzing Norgay. O Aconcágua, localizado nos Andes argentinos aqui na América do Sul é o segundo pico mais “próximo do céu” com mais de 6.960 metros. Outro pico bem conhecido mundialmente que fica no norte da Tanzânia na fronteira com o Quênia é o Kilimanjaro na África, considerado o 4º ponto mais alto do planeta, é classificado pela UNESCO como patrimonio da humanid. Possui o chamado “gelo eterno” que está derretendo consideravelmente, especialistas no mundo inteiro usam fotos desse pico para afirmar um dos efeitos do aquecimento global. Aqui no Brasil é o Pico da Neblina no norte do Amazonas que possui o ponto mais alto, com 2.994 m (1/3 do monte Everest, impressionante!). HÁ poucos dias, Rafael Meneses que está comigo na foto acima, me disse ter subido no 3º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira em Minas Gerais. A foto acima foi tirada no último feriado de Carnaval, 3 casais (Eu e Mayra, Rafael Meneses e Gisele, Manuela e Andersom) resolvemos “subir um morro!”. Fomos até o sul do Maranhão, escolhemos um e quando estávamos no cume eu falei com a Gisele:
- Gisele, tira uma foto aqui. Pode ser?
- Ta. Sem problema.
O click da máquina de 12 megapixels congelou a imagem logo acima, os olhos de quem esta nas alturas gravam o que é visto, o cérebro sente as sensações de prazer e medo e o corpo descansa. Só quem chega ao cume de qualquer montanha, morro ou monte é que pode sentir algo ou não, vai depender do estado de espírito de cada um. Mais a sensação que muitas pessoas sentem, é o que faz não parar de subir, e é essa sensação que já levou várias pessoa a morte em escaladas no mundo todo. É uma sensação que nem mesmo o risco da morte consegue impedir e o alpinista gosta desse prazer, quando se chega ao cume é que valorizamos mais a vida, por que nos damos conta de que existe muitos morros, montes e montanhas para escalar, e a sensação que sentimos vai se repetir muitas outras vezes.

5 comentários:

  1. O bom da escalada ou somente subida é que vc acaba sentindo por necessidade que deve ter o dominio do proprio corpo. o controle da respiração, da energia. Tudo isso com um cenário incrivel abaixo dos seus pés!
    Com o ar rarefeito, senti tontura e fraqueza tamanha que quase me contentava em ficar a 18m do cume rsrs Controlei minha respiração, oxigenei minha cuca e corpo e subi com minhas condiçoes. Cheguei, olhei toda aquela beleza, troquei de roupa e dormi durante 1h. Desci correndo. resultado: cheguei ao pé do pico sem freio de joelho hehehe Parece que a conquista dá uma pitada de energia extra!

    ResponderExcluir
  2. Bela redação!
    Bela foto, Gisa!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Subir é uma maravilha quando ninguém te acompanha pra ir somente pra olhar, quando vc está em um grupo de pessoas que eskecem dos problemas físicos; quando ficar embaixo é pedir que os bixos e as plantas possam te ferir...enfim...Subir não tem 1 objetivo razoavelmente racional e nem emocional. É simplesmente subir e pronto! Portanto, a ordem é subir e ter coragem pra descer! Texto estimulante elemento!!! Altamente sugestivo! Quando é a próxima aventura???

    ResponderExcluir