quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sala de aula


É engraçado, essa semana ocorreu uma situação curiosa numa turma que eu ministro aula, mais precisamente em uma turma de 8º série (9° ano) do ensino fundamental. Quem é professor ou já foi professor sabe que na sala de aula acontecem algumas situações que marcam, seja de uma forma positiva ou negativa, mais marca.
Situações inesperadas: um aluno se levanta e dar uma lição de moral em um colega, dizendo que se o aluno que estava bagunçando não queria nada com a vida, ele queria, queria ser alguém na vida e chamou o aluno bagunceiro pra porrada, uma turma uma certa vez me fez uma festa de aniversário surpresa e depois de cantar os parabéns começou uma guerra de comida e a sala ficou uma porcaria.
Situações inacreditáveis: eu já dei aula para três turmas ao mesmo tempo com atividades diferentes (quem acha que isso só acontece em escola pública, isso foi em uma escola particular), acertei as questões de 3 vestibulares da UFMA, depois que eu acertava, os alunos diziam que eu tinha algum esquema na UFMA para acertar as questões, um aluno de 12 anos que discutiu comigo uma vez a teoria da evolução de Charles Darwin com argumentos que impressionava.
Situações nojentas: eu já presenciei uma aluna limpando a orelha com a blusa de farda, uma outra que tirava meleca do nariz e comia, uma que sempre estava com as axilas muito fedidas, dentes com cáries, um aluno que se cagou e todo mundo ficou rido da cara dele e por ai vai.
Situações emocionantes: apesar de dar certa emoção ver um ex-aluno fazendo um curso superior em uma boa faculdade, ser escolhido no final do ano pra ser o padrinho da turma de terceiro ano, ser disputado entre os alunos para ser o professor que irá orientá-los na feira de ciências ou ser escolhido pela turma para ser o professor conselheiro, nada me emociona mais do que uma situação bem simples, quando eu termino minha aula e vem um aluno ou aluna no corredor da escola ou no pátio e diz: “Poxa Emílio, essa aula foi massa”. Pra mim, não tem dinheiro que pague isso.
Mais o que aconteceu comigo essa semana eu não consegui enquadra em nenhuma das categorias ai citadas, eu tinha passado uma atividade e alguns alunos tinham terminado e outros ainda faziam, faltavam 10 minutos para terminar o horário naquela turma. Eu me sentei, apoiei meus braços na mesa do professor e fiquei esperando o horário terminar foi quando eu me deparo com um aluno fazendo um desenho do Diego Maradona batendo bola com o Pelé, quando eu vi aquilo eu perguntei:
- Elemento, tu sabe fazer caricatura?
- Sei professor, mais eu não faço mais não.
- Porque não?
- Por que uma vez eu desenhei um professor e deu a maior confusão, ele não gostou e me levou pra secretaria. Levei a maior bronca. Fiquei traumatizado depois disso, desde então nunca mais fiz caricatura de ninguém.
- Faz uma caricatura minha elemento.
- Tu é doido professor, Deus me livre.
- Faça moço, não estou te falando pra fazer?
- É sério professor?
- É rapaz, faz ai.
- Ta bom.
Esse meu aluno começou a rabiscar, somente um aluno que sentava atrás dele de início percebeu a situação, depois veio mais um colega e uma aluna que sentava ao lado. Em poucos minutos ele terminou a caricatura (essa que está ai em cima) e durante as rabiscadas de lápis desse garoto me veio na cabeça o que diz a “Psicologia objetivista” que afirma que todo o conhecimento de uma pessoa vem a partir da experiência, que tipo de conhecimento esse aluno obteve com a experiência do professor que o levou pra secretaria por causa de uma caricatura? Alem dessa teoria, no passado existiu um biólogo que pouca gente sabe que ele foi biólogo, pois ele aparece mais nos cursos de licenciatura e nos cursos das áreas humanas, ele é o Jean Piaget. Ao contrário da Psicologia objetivista, resumidamente ele afirmava que todo o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é “ativada” pela ação e interação da pessoa com o meio ambiente. No caso da caricatura, o que teria acontecido com o processo do meu aluno quando a ação do professor foi de levar ele na secretaria? Será que existiu uma interação? Uma correção? Uma humilhação? Uma privação? Uma educação? Uma... nessa hora ele me entregou a caricatura que eu acabei gostando e resolvi colocar ela na prova próxima prova que eles irão fazer comigo, ao lado do cabeçalho. E voltando a o que será que aconteceu com o meu aluno, deixo aqui a critério de quem ler isso aqui e tire sua própria opinião, eu ganhei uma caricatura e você o que achou?

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Apesar do gurí ser amador... hahaha, tô brincando. Muito massa tu aparecer desse forma na vida do moleque. Quando ele for um grande desenhista (pois espero muito), sempre se lembrará desse dia. Enquanto ao professor tirano, sinseramente, espero que o filho da puta, algum dia, ganhe uma infância de presente.

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  3. Ótima observação, realmente parece que para algumas pessoas o que falta é só um pouco de infância.

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  4. Emilio eu achei excelente a caricatura, claro q precisa aperfeiçoar, e com ctz estaria muito melhor se o processo criativo dele não tivese sido atrasado pelo outro professor q não gostou da caricatura. Eu também tenho um aluno q faz caricaturas, e adoro vê-las, a escola tem incentivado muito este meu aluno. Continue incentivando ele.

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  5. Pode deizar, e a propósito tu poderia pedir para esse seu aluno Karlinha, fazer uma caricatura tua rsrsr.

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  6. Pois é, elemento, também sou professora e já vi e ouvi coisas inacreditáveis. Certa vez eu estava dando aula de briófitas para alunos de 6º série (7º ano) e no meio da minha explanação uma aluna - que já era repetente, usava um batom forte e mascava um chiclete incessantemente - perguntou: professora, se coisar na boca engravida?

    Com relação à caricatura acho que ficou bonitinha demais. Teu aluno foi gente boa. Tu é muito mais feio que isso. Hheheheheheheh

    Abraço!

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  7. Ser aluno é muito bom!
    Ser professor... Melhor ainda rsrsrs

    Só numa sala de aula pra se aprender tanto. Seja aluno, seja mestre.

    Situações engraçadas: teve uma recente: duas semanas atras entro no 1oA. Um bolo de alunos numa roda no meio da sala. "oi prof!" pergunta uma baby... "Oi, que cês tão fazendo?"
    "Campeonato de queda-de-braço, prof!" hum... "chama o mais forte. Quero participar.."
    - o professor vai participaaarrr!!! Chama o Frank!
    - é 1, 2, 3! A galera grita: frank! frank! frank!
    - Já? Esse era o mais forte? eu digo..
    - Professor! Professor! Professor! eles vibram
    - chama outro!
    - Botão! botão! botão! Chama o Alexandre Botão!
    - 1, 2, 3!

    Bom, a aula seria sobre tecido muscular. Esse era bem mais forte.. Deu pra dar uma aula antes de derrubar o braço do Botão!
    - botão tá se cagando!! A galera grita! rsrs

    Dois horários tranquilos.. Um aluno chega: "professor, a melhor aula!"

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  8. Respondendo a Laura: rsrssrrs, muito gente boa!!!

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  9. Respondendo a Rafael: Só quem é professor que entende essas situações. rsrsr

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  10. Emílio, essa historia é muito legal... Sua caricatura está ótima, apesar de vc ser muito mais bonito pessoalmente. Vc é um professor otimo, gosto muito da sua aula. Sem palavras para descrever vc... PARABÉNS

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  11. O meu mais sincero obrigado Paula, eu me esforço a cada dia pra melhorar mais.

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  12. Realmente...vcs não são professores...São bem mais que isso!!! Muito legal sua atitude Emilio...Aposto que o aluno vai se empenhar em fazer caricaturas muito melhores a partir de então!!! Ele arrasou na caricatura!!!

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  13. Manu, professor deveria ganhar um salário extra, "salário-psicólogo" por essas e outras que agente passa na sala de aula. rsrs

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  14. interessante...
    ... o que está em questão é a aprendizagem holística! todo talento na conjuntura atual da globalização sócio-ecômica, se tornou indispensável para que, mesmo em países subdesenvolvidos, um aluno pudesse disputar concomitantemente uma parcela da sobrivência...
    Os rigores da empregabilidade requer pessoas que possam se destacar em vários campos de aprendizagem, assim como, em diversos tipos de dons, sendo mais do que óbvio, nós como docentes côncios e "inteligentes", estimular, e fomentar tais práticas artísticas.
    O espaço aqui se torna pouco para tantas ponderações, mas apenas gostaria de manisfertar minha opinião!!!! uma parte dela...
    abraços Emilio, pensador!!!

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  15. Na hora grande márcio, o professor que tambem não apagou minha caricatura no passado.

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  16. muito legal fessor...essa é apenas um apenas uma de tantas historias legais q vi aqui...uma ai qase morro de rir rsrs...parece sim um pouco com vc a caricatura

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