sábado, 17 de julho de 2010

O Destino da Humanidade


“Mister Eyem”, é o nome desde senhor no centro da foto, tive a oportunidade de conhecê-lo em sua própria casa que fica numa área de Mata Atlântica perto da cidade de Ilhéus no sul da Bahia. Com mais de 60 anos, nascido na Inglaterra, formou-se em Agronomia e trabalhou por anos no melhoramento de plantas para agricultura comercial no país de Gales. Juntou dinheiro e comprou a área onde vive hoje.
- O senhor tem uma área bem preservada. Eu afirmei a ele.
- Eu separei 50% da minha área para a preservação, nessa área eu não deixo ninguém entrar pra fazer nada só as 481 espécies de aves que eu já identifiquei e os outros animais que estão lá.
- 481 espécies de aves?
- Sim, eu sou apaixonado por aves.
- Por que o senhor separou metade da sua propriedade pra mantê-la intocável?
- Por que o mundo ta se acabando. Agente tem que dar um jeito nisso.
Hoje ao olhar a sua foto, não sei por que mais pensei no que ele faz hoje e o que ele pensaria a respeito de seu próprio futuro em 1967, onde ele era apenas um adolescente. O mundo nunca esteve tão perto do juízo final nesta época. Em 1967 o mundo acompanhou o primeiro transplante de coração realizado na cidade do Cabo na África do Sul pelo médico Christiaan Barnard, infelismente o paciente morreu após alguns dias devido a uma infecção. Nesse mesmo ano, a força aérea israelense lançou um ataque iminente contra Egito e Jordânea num conflito que ficou conhecido como a guerra do seis dias. Falando em guerra, Estados Unidos e URSS travavam uma corrida armamentista nuclear, deixando a humanidade com medo da terceira e ultima guerra mundial, pois o conflito nuclear exterminaria toda a raça humana. Cuba, por sua vez, tentava exportar a sua revolução estimulando a formação de focos guerrilheiros em algumas regiões. Isso levou se maior ícone, Ernesto Che Guevara, a morte na Bolívia em 1967. No meio de todos esses conflitos o pastor negro Martin Luther King lutava para conquistar direitos sociais para os negros, antes de ver seus direitos conquistados ele é assassinado por um extremista branco no ano seguinte. Em junho de 1967 ocorre a primeira transmissão de televisão via satélite e o mundo agora começa a se conectar de uma forma mais rápida. É através dela que todos observam mais ainda o sucesso dos Beatles, banda essa que lança o oitavo álbum em 1967, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Que é frequentemente citado como o mais influente álbum da história do rock e da música. Paralelo a esse album, o mundo passa a conhecer no mesmo ano The Piper at the Gates of Dawn da banda britânica Pink Floyd, onde Syd Barrett lideram a banda com letras sobre gnomos, espantalhos e contos de fadas, acompanhadas de passagens instrumentais únicas, o rock psicodélico começou a fazer a cabeça de milhões em todo o mundo. No meio a toda essa mistura de guerras, possível conflito nuclear e extinção da raça humana, órgãos sendo transplantados, personalidades mundiais sendo assassinadas, a guitarra de Syd Barrett hipnotizando milhões, é lançado no ano seguinte: 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Filme que conta a evolução dos hominídeos e é venerado por milhões de pessoas até hoje, mas em 1969 o mundo acompanha através da televisão Neil Armstrong pisar na lua e dizer: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade". O que pensava “Mister Eyem” nessa época a respeito da humanidade?
- “Mister Eyem”, o que o senhor faz hoje para sobreviver?
- Eu planto tudo que eu preciso pra comer. A muitos anos não preciso comprar nenhum alimento, aqui na minha terra tenho frutas, arroz, feijão, legumes. Não preciso comprar nada, e o que sobra minha mulher leva aqui na feira de Ituberá pra vender.
- O senhor é casado?
- Sim, mais minha mulher não estar aqui, está na cidade. Eu não saio aqui da minha terra, tudo que tem que resolver na cidade é ela que vai.
“Mister Eyem” provavelmente passou por todas as etapas de evolução de um hominídeo, nasceu no campo, foi pra cidade, se formou, ganhou dinheiro e conforto, participou de conflitos. Mais como ele voltou a viver no campo, a sua vida não foi necessariamente etapas, mais um ciclo. Estamos em 2010, assim como em 1967 sempre ouvimos frases como: “Como será o mundo daqui a 30,40, 50 anos?”, “estamos no final dos tempos”. Será que estamos passando por etapas ou estamos num ciclo?

11 comentários:

  1. Velhinho muito louco....

    ResponderExcluir
  2. AÊ,Emilio..mt bom!!!!
    DE Loucura em loucura todo mundo tem um pouco...agora coragem pra ir em busca da felicidade e abrir mão de tudo que já se tem...são poucos o q consegue!!!!Esse sr é corajoso..ISSO SIM!
    bjo
    eliza

    ResponderExcluir
  3. Gostei ele colocou um plano na cabeça que agora está ajudando tanto na sua vida(Ele não compra mais nada come o que planta), quanto na preservação(tornou a área intocável)....bacana...quando eu me tornar rico talvez faça a mesma coisa....se o mundo existir até lá claro....kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. A vida é efêmera. Temos que fazer aquilo que nos agrada, independente da opinião alheia. Viver com satisfação traz longevidade e paz interior. Afinal de contas, não deve ser tão ruim assim acordar todos os dias na Mata Atlântica: ao invés de prédios, árvores; do barulho das cidades, o canto dos pássaros!
    Sem agrotóxicos ou contas no final do mês. E nas horas vagas, ornitologia pra descontrair!
    Gostei desse cara!

    ResponderExcluir
  5. achei muito interesante. história muito incrível. A década de 60 é uma época muito agitada. Muitos historiadores tem se deslumbrado com essa década por que muitas revoltas ocoreram neste década teve a Primavera de Praga. o festival de Woodstock . A músicas de protesto contra a ditadura no Brasil. Essa década é a década de contestação . Surge a literatura Beat. O movimento contracultura. O que se descute no meio acadêmico não é mais colocar uma sociedade justa como sonhou os marxistas que só estava englobada no nível social. Mas agora se discuti o nível sócio-ambiental. A medidadeste senhor talvez venha a ser uma atitude comum e desesperadora daqui a algum tempo. Se os maias estiverm certos, isso ocorerá em 2012

    Flávio poeta.

    ResponderExcluir
  6. Emilio, adoreeei! Pow, interessante saber um pouco sobre como esse senhor leva a vida dele ..
    Eu me lembro de uma aula tua, em que tu perguntava assim pra gente: - Porque os nossos ancestrais não tinham essas doenças modernas ? (aí quase ninguém soube responder!) ..
    daí tu disse: - Porque os alimentos de antigamente,eram produzidos pelas prórias pessoas, era tudo natural mesmo! ..
    lembrei disso, lendo a parte do texto que ele diz q não precisa ir na cidade fazer nada, porque ele tem TUDO onde ele vive! ..
    Hoje, TUDO nesse mundo é muito mascarado, e por incrível que pareça, até os alimentos nossos de cada dia! Infelizmente! Porque isso só traz uma falsa imagem de quem estamos vivendo bem! Quando na verdade, talvez nem estejamos vivendo de fato! Até porque, mesmo existindo tanta gente boa no mundo, fazendo alguma coisa pra "mudar o mundo", as coisas ruins parecem prevalecer de alguma forma! Infelizmente denovo! ;X
    E é muuito difícil ver HOJE, pessoas como ele, que pocuram levar uma vida tranquila, se desligando dessa destruição em massa da vida! É triste .. talvez tu estejas certo mesmo quando diz que estamos passando por etapas...e uma etapa ruim atrás da outra peli que parece! ''/

    BY: PAULINHAAAAA! (taí, coloquei o comentário!)

    ResponderExcluir
  7. É paulinha, mais eu acho que eu estava falando sobre doenças de alimentos industrializados como o botulismo. mais o fato de você se alimentar de de uma forma natural não estara livre de doenças, mais da uma melhorada sim na sua saúde. ok? Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bixo , qdo tu for pra essas coisas assim me chama..Interessante a vida desse cara. Muito massa!!Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tranquilo, to pensando em subir o morro do estrondo la no Tocantins, quando eu for eu te aviso.

    ResponderExcluir
  10. Um dia eu irei querer ser como esse nobre gnomo. Realmente a vida é um ciclo onde nascemos pelado, careca e desdentado. Porra, o que vier é lucro!

    ResponderExcluir