domingo, 24 de julho de 2011

O Homem Caçador

Os arqueólogos acreditam que o comportamento de caça de grandes mamíferos desenvolvidos pelos primeiros hominídeos foi influenciado pelo ciclo menstrual das mulheres, ou o contrário, não entendi muito bem. Eles argumentam que, a caça de grandes presas teria induzido os primeiros humanos a desenvolver um sistema de cooperação mútua, desenvolver o cérebro grande e a linguagem. Com isso, os bandos começaram a ser formados e alimentos começaram a ser compartilhados. Onde entra as mulheres nessa história toda? Elas simplesmente suprimiram os sinais externos da ovulação mensal, pois nos demais primatas o período fértil dura quase todo o mês, para evitar levar os homens a uma grande competição sexual que viesse a afetar a cooperação entre eles e na caça.

Lendo isso, recordei-me dos povos da Ilha Papua-Nova Guiné localizada no Pacífico Tropical. Dentre as aproximadamente 5 mil línguas faladas no mundo, mil são faladas unicamente na Papua-Nova Guiné. Até pouco tempo atrás, todos os povos das terras altas do interior montanhoso eram camponeses da Idade da Pedra, enquanto os grupos das terras baixas eram caçadores, coletores e pescadores nômades que praticavam uma agricultura casual. Existe muita xenofobia local, uma consequência disso é a diversidade cultural muito baixa, e aventurar-se fora do território tribal, era um gesto suicida.

Alem dos povos encontrados nessa ilha, recordei-me do interior do Maranhão próximo a cidade de Barra do Corda, onde meus pais nasceram e viveram até metade de suas vidas. Meus pais nasceram na década de 1950 através de uma parteira no meio do mato, num lugar onde não se comercializavam alimentos ou roupas nem existia luz ou água encanada. Todo o alimento e roupas era produzido em roças, onde eles plantavam arroz, feijão, fava, mandioca alem de algumas árvores frutíferas como laranja, banana, “tangarina”, lima, abacate e maracujá. Alem dessas frutas, existiam as nativas como o “caju do cerrado” que eles chamavam de “cajuí”, mángua, “araçá”, “marmelada” que é um fruto que dá em brejos que parece uma “macaúba” onde ao estar madura fica com a coloração preta, “ingá” e “guabiraba” entre outras. Durante as décadas de 60 e 70, toda a região em torno da cidade de Barra do Corda era formata por muitas matas onde diversos animais eram caçados por homens que viviam nesses interiores, inclusive meu pai.

O povos da Ilha Papua-Nova Guiné ainda caçam de uma forma extremamente rudimentar, utilizando lanças, facas, arco e flexas, já meu pai e seus 15 irmãos que também viveram no interior da Barra do Corda e plantavam, já caçavam com armas mais modernas como espingardas armadas com balas e pólvora. Quando se começa a ler alguns artigos de arqueólogos famosos, eles sempre argumentam que em um determinado momento o homem começou a caçar grandes presas e sua alimentação deixou de ser a base de vegetais (quando o homem era um animal coletor) e passou a ser mais carnívora, cheio de proteínas (quando ele começa ser um animal caçador).

Estudos sobre caçadores-coletores modernos como os da Ilha Papua-Nova Guiné demonstram que a maior parte das calorias consumidas por uma família provém dos vegetais coletados pelas mulheres. Os homens caçam coelhos e outras presas pequenas, ocasionalmente caçam um animal de grande porte mais isso só afeta de forma significativa o consumo de proteínas, quando é realizado por povos caçadores-coletores do Ártico, onde não há muitos vegetais disponíveis, e a caça de grandes presas é a principal fonte de alimentação. Mais os primeiros humanos viveram em ambiente de florestas e cerrados, vegetais não faltavam para completar sua alimentação.

Em uma conversa que eu tive com meu pai eu pergunto:

- Pai, o senhor saia pra caçar com que freqüência?

-Aos Sábados.

- O senhor alguma vez voltou para casa sem nenhuma caça?

- Demais, várias vezes. Mais já teve noite que eu peguei junto com o Loreno (amigo dele) seis “pebas”.

- Então a caça não era o que mantinham a alimentação de vocês né?

- Não, la no interior agente plantava roça e colhia, tinha colheita de arroz que durava 2 anos nos “paio”.

- Mais vocês comiam carne todos os dias?

- Comia por que o Papai tirava um quarto de boi e botava pra secar, guardava dentro de umas malas de couro, as carnes secas. Todo dia tinha carne pra comer.

Pois bem, os caçadores-coletores modernos da Ilha Papua-Nova Guiné que ainda vivem como os homens da Idade da Pedra, e meus pais e tios que viveram as décadas de 60 e 70 caçando com armas modernas que utilizavam pólvoras e balas, nenhum deles conseguiam viver de caça de grandes presas, ou seja, eles viveram e ainda vivem a base de vegetais, como arroz e feijão aqui no Brasil e arroz e outros vegetais na Papua-Nova Guiné. Em pleno século XXI, não encontramos povos vivendo em regiões equatoriais e tropicais vivendo a base de grandes presas, todos sobrevivem a base de vegetais na sua alimentação, como então os primeiros humanos conseguiram viver a base da caça de grandes mamíferos como afirmam alguns arqueólogos? Os primeiros humanos podem até ter caçado grandes presas, mais acho que isso nunca foi significativo para o desenvolvimento do cérebro grande e a linguagem, muito menos a redução de período menstrual nas mulheres.

2 comentários: