quinta-feira, 21 de julho de 2011

Menos de 2% do DNA

“Então Deus modelou o homem com argila do solo, soprou nas narinas um sopro de vida. E o homem tornou-se um ser vivente”

(Gênese 1, 7.)

Hoje em dia existe uma técnica chamada de hibridização de DNA, onde o DNA de duas espécies são colocadas em uma solução e essa solução é aquecida até as pontes de hidrogênios que ligam as duas fitas do DNA serem rompidas, logo em seguida a solução é resfriada e, caso as moléculas de DNA das duas espécies tenha os mesmos gentes, essas moléculas se hibridizam. Essa técnica começou a ser utilizada misturando o DNA humana com o de outras espécies, afim de averiguar qual entre todas as espécies de animais viventes, possuía DNA mais parecido com o nosso. E o resultado foi o seres humanos compartilham de mais de 98% dos genes com o Chimpanzé. Menos de 2% do nosso DNA é capaz de causar toda essa diferença encontrada a nossa volta. Não só parece, mais é óbvio que nós somos distintos de todos os animais. Temos características únicas e restritas a nós, entre essas características eu posso citar o fato de falarmos, escrevermos e construirmos máquinas complexas. Quase todo mundo usa roupas e aprecia a arte, alem de muitos de nós acreditam em uma religião. Estamos espalhados em todas as partes da Terra e, recentemente estamos nos expandindo para as profundezas dos oceanos e do espaço. E o que dizer do nosso comportamento? Temos alguns bem obscuros, como o genocídio, o prazer na tortura, o vício em drogas e o mais obscuros deles, o extermínio de milhares de outras espécies. Podemos encontra essas características em uma ou outra espécie, mais nós ultrapassamos amplamente os animais nesses aspectos.

Em 1859, Charles Darwin publicou o livro a origem das espécies e o mundo ficou chocado quando ele afirma que evoluímos dos primatas, primatas ancestrais que originaram os primatas atuais e nisso está incluso o homem. Com toda a diferença que tempos em relação aos outros animais, é claro que o mundo iria tomar um susto quando alguém falasse que nós estamos no mesmo nível dos outros animais, ou seja, somos mais um animal respirando, comendo e se reproduzindo aqui na Terra. As nossas características únicas, fez com que conseguíssemos o atual êxito biológico e biogeográfico como espécie. Qual animal de grande porte é nativo em todos os continentes? Qual outro animal de grande porte se reproduz em todos os habitats? Desde os desertos e do Ártico à florestas tropicais. Qual o animal selvagem tem uma população comparável a nossa? Porem, como diz Jared Diamond: “Dentre as nossas qualidades singulares há duas que atualmente põem em risco a nossa existência existência – a nossa propensão em matar o nosso semelhante e a destruir o meio ambiente.”

Menos de 2 % de nosso DNA foi capaz de fazer toda a diferença entre um chimpanzé que utiliza algumas ferramentas rudimentares para caçar e o ser humano que desenvolveu uma bomba nuclear capaz de destruir uma cidade inteira em instantes.

7 comentários:

  1. Muito bom! Adorei! Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. começar a ler mais teu blog =)
    mandou bem. 2% faz a diferença, não sei se boa ou ruim nesse caso.

    ResponderExcluir
  3. elemento eu ficaria com a pansermia cosmica mas depois de ler esse texto mudei minha ideia acerca do surgimento do homem

    ResponderExcluir
  4. elemento rna e dna faz mesmo a diferença
    2% !

    ResponderExcluir