segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um Bom Professor


"O estudo é a única moeda que não perde o valor"

(Rodrigo Martins)



Conhecer pessoas é interessante, conhecer pessoas interessantes é mais difícil, porém, é muito melhor. Há poucos dias, conheci uma dessas pessoas interessantes, uma mulher (com cara de menina) chamada Samara, pensei que eu fosse a única pessoa que prestava atenção na arquitetura de banheiros, mais depois de conversar alguns minutos com a Samara percebi que não sou a única pessoa que fazia isso. Alem disso, ela me falou uma coisa que muita gente tem a mesma opinião, depois que ela descobriu que eu era professor, ela diz:


- Tu é professor?
- Sim.
- Tu gosta?
- Gosto, sou professor hoje e serei professor o resto da minha vida.
- Cara, eu não conseguiria seguir algumas profissões; professor, médico, advogado Deus me livre. Mexer com gente é a pior coisa que tem. São belas profissões, mais...
- Eu sei.


Realmente, lidar com pessoas é complicado (que digam as atendentes e secretárias da vida), pois nem sempre estamos de bom humor ou com um sorriso no rosto. Mais essa conversa que eu tive com a Samara, me recordou uma redação que eu pedi para meus alunos fazerem sobre quem seriam os melhores professores, e o porquê eles achavam eles tão bons professores. A fórmula de ser um bom professor não existe é claro, pois já teria sido anexada nos currículos universitários, mais a experiência e as conversas com os alunos ajudam a melhorar nosso desempenho em sala de aula, se não existe uma fórmula para ser um bom professor, eu coloco aqui, algumas frases dos textos que os alunos escreveram.


“São os melhores por que eu consigo aprender alguma coisa”


“Sabe se dar bem com todos”


“Controla a sala e nos deixa a vontade para perguntar”


“Faz de tudo para explicar aquele assunto, faz de tudo para ver o nosso bem, acredita em nossas possibilidades”


“Sabe explicar o conteúdo que escolheram para ensinar”


“Gosto das aulas dele por que é bem divertida”


“Sua aula é dinâmica e bastante descontraída”


“Sabem interagir na sala de aula”


“Explicam muito bem, tem muita paciência e compreensão”


“Estão sempre preocupados com todos os alunos se eles realmente estão aprendendo algo”


“Nas aulas dele todos se divertem, mesmo sem querer ele faz os alunos riem, as aulas dele são bem interessantes”


“É um professor que procura realmente ensinar”


“tem a paciência do mundo para explicar uma aula”


Se nos cursos de licenciatura do nosso país, ainda não conseguem preparar um acadêmico para ser um bom professor, eu percebi que quanto mais se ouve, principalmente os alunos, conseguimos aprender muito mais. A frase acima citada foi escrita por um ex-aluno meu.

10 comentários:

  1. O que mais me deixa intrigado , é propagandas onde atores e atrizes fazem depoimentos do encanto da profissão de ser professor....Realmente uma profissão encantadora mas pouco empolgante pra mim. Uma profissão que exige conhecimento, esforço e muita paciência. Mas onde está a valorização desse profissinal? Do salário digno? Da recompensa? Penso eu...Será se estÁ INCLUSA na satisfação pessoal do ser humano q exige a profissão?

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  2. Ontem em mais uma aula no meu curso de licenciatura em ciencias humanas , minha professora de história Pollyanna Gouveia nos perguntou como os nossos professores de ensino básico utilizavam os livros didáticos em sala de aula. A maioria responderam quase a mesma coisa..."eles praticamente liam todo o livro, não explicavam nada e pediam pros alunos fazerem resumos , ou elaborar questoes.." O que me deixou mais impressionado com o fato foi qdo uma colega de turma chamada Debora revela q o seu antigo professor de história de ensino médio , praticamente a fez odiar a matéria.
    Creio que todas essas ações, são consequências da desvalorização do profissional da educação! Que me corrigem se estiver enganado!

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  3. é Edinilson, a questão de valorizar o professor é complicada, como ta na caricatura dessa postagem o governo federal destina 5,4% do orçamento pra educação, e toda eleição os políticos afirmam que a educação é o que leva um país a se desenvovler, se na esfera federal apenas isso é repassada, imagina nas esferas estaduais e municipais. Eu continuo defendendo a tese de que professor hoje em dia é só por necessidade ou por que gosta muito de ensinar.

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  4. Só com a educação valorizada é que o país poderá se desenvolver. E não falo somente de desenvolvimento econômcio, falo no sentido amplo mesmo. A educação enobrece a alma humana. Os madarins (sabios da china) era escutados pelos imperadores. Está na hora do povo e governates do Brasil escutarem os seus mandarins. o BRASIL deveria investir 10% de seu pib como faz a Coréia e paises que tiveram grande avanços econêmicos e de desenvolvimento

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  5. O aluno, na verdade, é uma grande sala de aula para professores que realmente querem ser melhores no que fazem e têm humildade para entender "entre linhas" o ensinamento de cada aula ministrada.Que sejamos grandes professores.
    mt bom!
    bjo
    eliza

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  6. Está tendo grande briga no curso de história da UEMA sobre as cadeiras de práticas. Essas cadeiras são obrigatórias e foram instituidas pelo governo federal. Elas seriam somente para ensinar a ensinar a hist´roia. Em outras palavras seria a didática de história. As proposta são boas: ensinar a trabalhar e fazer materias didáticas; estudar as tecnologias que4 podem ser trabalhadas em sal de aula; proposta de avaliação; projetos para fazer os alunos de ensino fundamental a entender a história no seu contidianbo, através dos documentos rotineiros (inclusive o q nem se imagina oq é ducumento).
    Mas ficou a desejar porq o curso de his da UEMA é formado em sua maioria por bacharéis, ou por doutores que nem entraram na sala de aula, foi da graduação pro mestrado, depois doutorado. Assim estão os professores mais interessados em sua pesquisa passar uma didática d his. Sobretudo por qu naum há especialista na área
    Os alunos junto ao Centro Acadêmico de his-UEMA estamo lutando quando a aplicação indevida destas cadeiras. Será feita uma comissão entre alunos e professores para o aperfeiçoamento das tais cadeiras.
    Assim penso que também o prof já vem defazado para a sala de aula. Deve-se investir mais nessas cadeiras de didática.

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  7. Respondendo a o poeta-de-papel: relmente, países que investiram 10 ou mais % do seu pib em educação deram um grande salto tecnológico, isso é verdade. e quanto as cadeira de didáticas, essa ai é uma longa história que ainda vai ter muitos debates sobre esse assunto.

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  8. Respondendo a Eliza:Concordo em todas as vírgulas.

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  9. Amigo Emílio, valeu pela visita, te adicionei aos meus favoritos e passarei a seguí-lo. Parabéns pelo ótimo espaço de debate, essa questão da educação é a nossa grande paixão e o nosso grande dilema.Sobretudo nós professores que estamos na linha de frente, que representamos melhor e somos a representação dessa falta de prioridade.

    Contudo, acho que avançamos, pouco ainda, mas avançamos e precisamos ser otimistas e continuar lutando. Valeu camarada.

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