sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sonho de criança


Eu não me lembro do nome da garotinha que estar na foto comigo, nunca fui muito bom em nomes pessoais, mais me lembro do sonho que ela tinha: “Eu tenho vontade de estudar e ajudar minha mãe!” às vezes é bom conversar com crianças, algumas delas não perderam a pureza e a esperança nos seus sonhos, dificuldades que surgem em nossas vidas podem destruir nossos sonhos de infância e adolescência. Algumas pessoas utilizam as dificuldades como incentivo para a conquista de suas metas como eu, já outras são enfraquecidas por mazelas que encontramos ao nosso redor, o ano de 2010 acabou e foram divulgados os índices educacionais do meu estado. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o meu estado é um dos campeões em acabar com sonhos de varias crianças que não conseguem uma oportunidade na vida, pois:
No analfabetismo, o Maranhão obteve o 4º pior resultado do país, com 19,1% de pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever. O estado com a maior taxa de analfabetos é Alagoas com 24,6%.
E os estudantes do Maranhão? Como estão?
De acordo com o desempenho dos alunos maranhense no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, o estado ficou com a penúltima posição no ranking, atrás apenas de Alagoas. O estado alcançou 355 pontos, e ficou a frente somente de Alagoas, que fez 354 pontos. Um ponto! Puta que pariu! Isso foi um chute que tirou o Maranhão da ultima posição.
Mais nossos representantes públicos estão fazendo toda a diferença, varias prefeituras estão abrindo concursos para quem quiser ingressar na docência, por exemplo, a prefeitura de Açailândia estar oferecendo o salário estratosférico de 605 reais, já a prefeitura de Colinas é um pouco mais generosa, esta aberto concurso para trabalhar como professor e o salário chega a 682,50 R$, a Prefeitura de João Lisboa vai pagar 894,37 R$, em Pindaré-Mirim o salário é de 565 R$, já em Santa Helena a prefeitura paga 724,50 R$ ou seja, com base nesses salários ditos acima, da pra se ter uma idéia de como os professores maranhenses são remunerados, esses profissionais tem que manter vivo o sonho de centenas de crianças que ainda sonham, da pra se ter uma idéia do por que é muito difícil hoje em dia, alguém ter vontade de ser professor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário