sábado, 27 de novembro de 2010

Alunos Revoltados


“- Professor, o que é se masturbar?”
Uma aluna minha de 12 anos me fez essa pergunta essa semana, perguntas como essa e outras parecidas é muito comum para quem trabalha a matéria de Ciências na 7º série (8 ano) do Ensino Fundamental. Como responder? Ou melhor, como ser um bom professor? Muitos seguimentos da sociedade debate isso há muito tempo, acho que ao invés de procurar uma fórmula de como ser um bom professor, seria mais interessante o que fazer para não ser um “péssimo professor”. A meu pedido, alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma das escolas que eu ministro aula elaboraram uma redação.
- Professor, é pra fazer uma redação sobre o que?
- Turma, escrevam quem são os seus melhores e os piores professores, e quais os motivos que levaram vocês chegarem as suas conclusões a respeito deles.
Se alguém não sabe o que fazer para ser um bom professor, acho que depois de ler o que esses alunos escreveram, da pra se ter uma idéia do que não fazer, para não ser considerado entre os piores professores.

“Ela tem um problema muito grande, passa um capítulo inteiro só de atividade, será que ela pensa que os outros professores não passam tarefa?”

“Só sabe falar da vida dela, será que ela não se toca que ninguém quer saber se falta ou não água na casa dela?”

“Nenhum professor pode fazer isso, ficar chamando os alunos de burros. O seu papel é ensinar e não ficar falando que somos burros.”

“Quando chega à sala só passa atividade”

“É muito ignorante”

“Começa a explicar de um jeito e termina explicando de outro que eu não consigo entender”

“Tem que mudar o jeito de se vestir, por que ela vem com umas camisas que não é brincadeira, em vez dos alunos prestarem atenção na aula, prestam atenção é na professora.”

“Faz confusão por assuntos mínimos”

“Ensina o assunto de uma forma que da vontade de dormi.”

“Não domina o assunto”

“Não consegue por ordem nos alunos”

“Falta um pouco mais de paciência com os alunos e às vezes tem que usar mais a educação.”

“Seus atos são muitos indisciplinares para uma professora que vem de favoráveis cursos e mestrados ao vir em roupas inadequadas e sua atitude de falar aos alunos com vaias, ou seja, ato que manda os alunos gritarem com os outros.”

“Uma pessoa bruta.”

“Não gosto dela por que ela fala mal do 1º ano para as outras turmas, se um aluno não sabe responder o que ela pergunta, ela sai falando mal desse aluno nas outras salas.”

“Chega à sala e não faz nada, só manda elaborar questões de cada capítulo, isso é chato.”

“Chegam à sala mal humorados e parece que estão sempre zangados, se eu tenho alguma dúvida em nem pergunto.”

“Não sabe explicar, só sabe é brigar com os alunos, coloca várias regras bestas nas suas aulas.”

“Fala muito baixo”

“Responde mal aos alunos e ainda manda as pessoas vaiarem quem respondeu mal”

“Muitas vezes eu volto para casa com tantas dúvidas...”

A receita de um bom professor muitos já deram, e essa receita nunca vai ficar pronta, pois já estaria na grade curricular de todos os cursos de licenciatura. Agora a receita de como se tornar um péssimo professor foi feita por alunos do 1º ano de uma escola pública do Ensino Médio, resta agora um professor ou um candidato a professor evitar os ingrendientes da receita acima.

18 comentários:

  1. Adorei!!!!! Vou adotar essa receitinha de redação para a escola onde trabalho. Ter alguém falando de vc e, principalmente do seu trabalho é uma situação no minímo desconfortável, mas é impotante para nós identificarmos os nossos erros enquanto professores.É muito fácil e cômodo para o professor dizer que o aluno é indisciplinado, preguiçoso, mal comportado, etc....agora vamos passar para o outro lado: o que os alunos pensam de nós?

    Ass: Fabiana Oliveira

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  2. Concerteza Fabiana, e o que mais tem é gente falando mal de alunos. Sendo que são os professores os principais responsáveis de um bom ou péssimo trabalho em sala de aula.

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  3. Rapa, pior que todo professor sabe de todos os seus defeitos... nao mudam ou pq nao querem.. pq se tornou conveniente ser desse jeito... ou pq ninguem chega e reclama!
    Entao.. cheguem pa esses bando de porra q so querem receber no final do mês e reclamem.. ou entao façam esse tipo de atividade que sempre a carapulça vai servir em alguem.. kkkkkkkkk

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  4. É verdade. Essa ideia da redação perguntando sobre como os alunos acreditam como é um bom professor é genial. São poucas as pessoas que estão preparados pra ouvir críticas sobre tudo no que se refere a alunos. Parece-me que a sala de aula é um campo de guerra em que por um lado são os estudantes que são maioria, e professores que são legitimados com poderes na sala de aula. Também me parece que com o tempo os professores vão perdendo o estímulo e mesmo a preocupação com o aluno. O professor deve estar pronto para esse tipo de perguntas de modo a ajudar o aluno a crescer como pessoa. Emilio é o cara mesmo depois de eu ter saído do ensino médio eu ainda aprendo com o ele.
    flavio poeta

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  5. Esses teus alunos do 8º ano tão muito inocentes... Ou os meus que tão muito saidinhos! kkk

    É, vou tentar passar menos atividades pros alunos!
    Mas sobre pôr ordem, isso às vezes é complicado... Mas quem disse que ser professor é fácil? kkk

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  6. Respondendo a Ronny, aluno tem que reclamar? tem sim, o problema é a repressão que eles sempre tem.

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  7. Respondendo a Falvio Poeta: Quando eles ouvem as críticas é até bom, o problema e reconhecerem seus erros e tentar melhorarem, e a questão de perder o estímulo eu nunca entendi, por que o estímulo do professor não tem que ser os alunos??? e eles não estão sempre la?

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  8. Respondendo a Adryelle: não são inocentes não Adryelle, mais é que sempre vai ter um ou outro, e nesse casao era uma menina que nunca ouviu essa palavra, até sabe o que é mais com outro vocabulário, e sobre a profissão de professor, realmente só que gosta dela pra continuar.

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  9. Isso de fato é muito revoltante, uma aluna que volta para casa com dúvidas porque o professor está mal humorado.... É de partir o coração, ainda mais sabendo que essas pessoas são humildes, com a cesso muito restrito à educação. Precisamos olhar para o próximo com um olhar sensibilizado.

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  10. Verdade. O pior é que essa é a classe que mais sofre com o desleixo de professores... Ta certo que o sistema contribua significativamente, mas ser humano nao deveria ser tratado como animal.

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  11. Putz...até que tô começando, mas de fato pôr ordem é complicado....
    Professores assim até na facul tem, varios e varios alunos reprovam na disciplina e a professora não para e pensa qual o problema de tantas reprovações ao menos deveria mudar a forma de dar aula, mas não continua a mesma merda!!!

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  12. Hehe, muito boa essa. Tem teses inteiras dedicadas ao assunto e a maioria nem chega perto do que se abordou aqui. Pode-se ver que os alunos, por incrível que pareça, querem mesmo é ter aula. Então para ser um bom professor basta dar aula. Notem que os problemas giram em torno disto: O professor não dá aula por que não sabe o assunto, ou não tá afim, ou usa a os alunos como penico para desabafar, ou descontar raiva. É basicamente isso.

    Quando estive no estágio de licenciatura, peguei umas turmas ótimas e uma que era considerada problemática. Na problemática, bastou focar no conteúdo e evitar qualquer tipo de discussão que a aula ficou uma beleza.

    O que o Emílio postou aqui mostra como a maior parte do problema com educação pode ser corrigido na própria escola, com uma atuação na postura do professor em sala de aula.

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  13. Repondendo a Rafael Lindoso: realmente é revoltante, professor está mal humorado alem de deixar os alunos com dúvidas ainda deixam com medo.

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  14. Respondendo a Junior: um professor que vê seus alunos ano após anos reprovando, tem que mudar é a sua forma de dar aula e não os alunos se adequarem a sua metodologia que as reprovações só ocmprovam o quando o seu método ta errado.

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  15. Respondendo a Rafael: concordo em 100% do seu comentário elemento.

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  16. A melhoor coisa q tevee , fooi fazeer esse trabalhoo cm oos alunoos , Adoreei //

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  17. Nesses anos de ensino público, percebi que muitos alunos vêem a escola como uma válvula de escape para a pesada rotina do dia-a-dia. Quando estão na escola, podem se distrair conversando com os colegas de turma, fazendo novas amizades, aprendendo sobre os mais diversos assuntos e até mesmo lanchando de graça - pelo menos na escola que eu leciono é assim. Problemas como envolvimento com drogas, homossexualismo, gravidez precoce, pais alcoólatras, violentos, distanciam esses alunos da própria família sendo que muitos deles, às vezes, não gostariam de ter que voltar pra casa.
    Portanto, é importante fazê-los se sentirem confortáveis e bem-vindos à escola.
    Nós, professores, somos agentes do processo educacional capazes de transferir não só conhecimento, mas afeto e emoção. Por isso, podemos e devemos tornar esse momento "ensino-aprendizagem" bastante prazeroso!

    Abraço, elemento!

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  18. Boa postagem Professora Laura, espero que esse seu espírito se fortaleça dia-a-dia.

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