quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Papel do Professor

Educere; “conduzir de fora”, educare; “criar”. A partir dessas duas palavras em latim, originou-se a palavra que conhecemos como educação. Schole; “tempo livre”, “ócio”, essa palavra grega deu origem ao que chamamos hoje de escola. Conduzimos nossas crianças à escola, ou seja, a criança não trabalha, logo tem muito tempo livre, e nesse tempo livre (schole) a criança é apresentada a um profissional chamado de professor. Muitos professores afirmam que o seu papel é educar, ou seja, conduzir a criança a um certo nível de conhecimento e prepara-la para os desafios da vida e a infância axaba sendo vista de duas formas.


Uma, a infância é vista como uma fase negativa, que deve ocorrer, sim, mas que deve passar. Deve terminar para dar espaço para o aparecimento do adulto, a infância dessa acepção, é a época da rebeldia. A Finalidade da educação é fazer com que a fase negativa da infância passe brevemente e possibilite ao homem surgir a partir das regras do homem (adulto) sobre o homem (criança) – ou seja, que o homem possa vir a surgir da criança, negando-a.


Dois, a infância é vista como uma fase positiva, que deve não só ocorrer, mas ser prolongada, de modo a poder contaminar para toda a vida o homem que dela deve surgir. A infância, nessa acepção, é assumida como uma fase de criatividade e pureza. A finalidade da educação é fazer com que essa fase positiva da infância permaneça ao longo da vida adulta, no que ela tem de bom.


O mexicano Carlos Slim, proprietário da Claro e da Embratel no Brasil, com fortuna avaliada em US$ 74 bilhões, conquista mais uma vez o título de homem mais rico do globo. Atrás de Slim, aparecem o fundador da Microsoft, Bill Gates (US$ 56 bilhões) e Eike Batista, o brasileiro mais bem colocado no ranking, manteve a 8ª posição, com US$ 30 bilhões. Mark Zuckerberg é o criador do Facebook. Em março de 2011, a revista Forbes colocou Zuckerberg na 36ª posição da lista dos mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 17.5 bilhões de dólares.


Carlos Slim formou-se engenheiro civil pela Universidad Autónoma Nacional do México e também ensinou Álgebra Linear e de Programação já Bill Gates frequentou as melhores escolas particulares de sua cidade natal, foi admitido na prestigiosa Universidad Harvard mas abandonou o curso de Matemática e Direito, para dedicar-se à Microsoft. Mark Zuckerberg estudou na Ardsley High School, teve grande destaque em arte e culturas clássicas. Foi transferido para a Phillips Exeter Academy, onde ganhou vários prêmios em ciências da astronomia, matemática e física. Nos estudos clássicos, Mark aprendeu a ler e escrever francês, hebraico, latim e grego antigo. Até ele começar a ter aulas em Harvard, ele já tinha conseguido a reputação de um prodígio de programação. Mark estudou psicologia e ciência da computação e no seu segundo ano, ele escreveu um programa chamado CourseMatch, que permitia que os usuários tomassem decisões com base na seleção de classe e nas escolhas dos outros alunos e o que acabava também por ajudá-los a formar grupos de estudo. Pouco tempo depois, ele criou um programa bem diferente, inicialmente chamado Facemash que permitia que os alunos escolhessem a pessoa com melhor aparência nas fotos. O site estava indo muito bem, mas de manhã a universidade desativou o site porque sua popularidade tinha sobrecarregado o servidor de Harvard e impedindo que os estudantes acessassem a web. Além disso, muitos alunos reclamaram que suas fotos estavam sendo usadas sem permissão. Zuckerberg, pediu desculpas publicamente. Estava nascendo o futuro Facebook. Eike Batista, depois de passar a infância no Brasil, foi morar, no início da adolescência, em Genebra, Suíça, Dusseldorf,, Alemanha e Bruxelas, Bélgica, acompanhando a família, que se mudou para a Europa por conta da carreira profissional do pai. Em 1974, iniciou o curso de Engenharia Metalúrgica na Universidade Técnica de Aechen, na Alemanha. Aos 18 anos, quando seus pais voltaram ao Brasil, começou a vender apólices de seguro de porta em porta na cidade para garantir sua renda pessoal e manter-se de forma independente no exterior, o que todos esses magnatas do dinheiro têm em comum? A criatividade. Criatividafde essa que não deixou se acabar na infância, todos eles mantiveram essa criatividade e se tornaram pessoas com muito sucesso profissional. Professores, não destruam a criatividade de seus alunos, deixem eles desenvolverem e apenas ajude como puder, a criatividade de criança deve ser mantida durante toda a vida de uma pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário