sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Conversas de Bar - A 7º arte


Quarta-feira dia 01 de Dezembro de 2010, eu pensei em devolver o filme Bastardos Inglórios do diretor Quentin Tarantino que eu tinha pedido emprestado do meu amigo de infância Jairo. Antes de ir a sua casa eu ligo para o seu celular:


-Alô? Jairo?
- Oi?
- Tu ta em casa?
- Tô indo la no Claudeci ouvir um som. Por quê?
- Eu ia passar ai pra te devolver o Filme.
- Leva la no Claudeci.
- Beleza.


Nesse momento, me abateu uma preguiça desgraçada, então eu desisti de ir e resolvi entregar aquele filme outro dia, foi quando eu recebo uma mensagem de celular: “vamo curti um white stripes?” eu pensei nessa hora, repensei e mandei uma mensagem de volta: “me deu uma preguiça desgraçada”. Pouco depois, Jairo me manda outra mensagem: “vem aqui pô, quero falar contigo”. Eu finalmente descido ir, pego minha Motocicleta possante “Biz” que desde a primeira vez que eu montei sobre ela, chamo-a carinhosamente de Lurdinha. Partimos eu e Lurdinha ao Bar do Claudeci, chegando la, estava a criatura magra, fumante e careca chamado Jairo, com um copo de cerveja na mão. Eu me aproximo e sento em uma cadeira da mesa:


- Esse filme é bacana.
- Tu é doido, massa de mais.
- Mais as cenas que eu mais gostei dele, não são as cenas que todo mundo comenta, eu gostei mais dos interrogatórios do caçador de judeus.
- Massa.
- Porra, naquela hora que o caçador de judeus senta com a aquela judia que escapou do massacre do começo do filme? Quando ele pede leite pra ela. Carralho, aquilo ali já valeu o filme.
- Tarantino é o mestre.
- Rapaz, tem uns caras que são muito aclamados mais eu tenho la meu descontentamento. Caras como o Tarantino fazem bons filmes, mais passa muito tempo entre um filme e outro, tem gente que produz em menos tempo e tem qualidade como por exemplo o Matt Damon.
- Rapaz, o Tarantino fica muito tempo assim sem fazer filme por que ele quer, aquele bicho é doido.
- E tem outra, ele pode fazer qualquer filme que ninguém analisa realmente o filme, vai dizer que gosta, por que foi o “Tarantiiiiiiiiiino”, o filme pode ser uma merda, mais como foi o “Tarantiiiiiiiino” que fez, a galera vai dizer: pô o filme é muito massa! Tem caras que fazem filmes muito bom e que ninguém diz nada. O cara não tem nome.
- Isso aconteceu com o Coppola, quando foram gravar O poderoso Chefão, já tinham o roteiro, mais não tinha ninguém pra dirigir o filme, até que falaram que tinha um cara ai, que era o Coppola. Rapaz, e na hora de selecionar o elenco? ele começou a escolher os atores e na época o Marlon Brando era o maior ator das galáxias, e o Coppola falou: “vai ter que fazer um teste”, o Marlon Brando ficou assim, que porra é essa? Quem é esse Francis Coppola? Sei que ele acabou fazendo o teste e passou. Meu amigo, ai depois que foi lançado pronto...o melhor filme de todos os tempos.


O poderoso Chefão, filme lançado em 1972 e dirigido por Francis Coppola. Venceu os Oscar de Melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro. Alem de ganhar na premiação do Globo de Ouro como melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor trilha sonora e melhor roteiro. O poderoso chefão teve muitas premiações, mais talvez a maior delas não veio através de estatuetas, mais sim o que todos dizem ser o mais difícil para um diretor: o filme supera a popularidade do livro. E no poderoso chefão acontece isso. Outra coisa bem marcante do Poderoso Chefão é que dos três filmes, O Poderoso Chefão 1 e 2 ganharam o Oscar de melhor filme, o terceiro filme recebeu a indicação mais perdeu para o filme Dança com Lobos. Alem da trilogia do poderoso chefão, somente O Senhor dos Anéis conseguiu esse feito, dois dos três filmes da trilogia ganhar o Oscar de melhor filme.


- Rapaz, agora tu imagina, no primeiro filme do cara, ele já faz o melhor filme de todos os tempos, pronto! Já pode morrer. E o que acontece anos depois? Ele dirige o filme Apocalypse Now! Ai pronto, fudeu tudo.


Apesar de todo o estardalhaço causado pela trilogia do poderoso chefão e Apocalypse Now, eu ainda considero o Drácula de Bram Stocker o filme feito por ele que mais me chamou atenção. A conversa prosseguiu até chegarem, Natália (namorada do Jairo) Yuri e Renam, e a 7º arte continuou em pauta por algumas horas, até que eu levantei com fome e foi tomar um guaraná da Amazônia em um lanche perto de casa, no outro dia, as 7:15 da manha eu teria que dar aula de Física, as leis de Newton especificamente.

2 comentários: