sábado, 11 de dezembro de 2010

Cobras são malvadas?


Um conversa que tive com Adryelle Meneses essa semana, me fez escrever sobre répteis agora, Adryelle estuda música em Minas Gerais e no meio da conversa sobre animais de estimação ela fala que as cobras são “malvadas e feias”, nessa hora eu percebi que a Adryelle e a maioria das pessoas pensam a mesma coisa sobre quem estuda cobras. Nessa hora tentei defende-las e Adryelle no final fala:


- Poxa, ele defende as cobras, tinha que ser biólogo mesmo. Por que alguém estudaria cobras?


Realmente, para a maior parte das pessoas é meio sem sentido entra no meio dos matos procurando cobras ou lagartos, ou então vascular baldes enterrados no chão na expectativa de ter algum lagarto, cobra ou outro animal dentro do balde. Existe ainda um grupo de répteis menos conhecido ainda, chamados de anfisbênios, que a população em geral chama de cobra-de-duas-cabeças e tem os outros répteis mais conhecidos como os jacarés, tartarugas e jabutis. Na cabeça da maioria das pessoas, quando nos deparamos diante de uma cobra só podem ocorrer duas idéias:


- UMA COBRA, COOOOOOOORRE!
Ou então:
- UMA COBRA, MAAAAATA, MATA!


Mais então, qual o sentido de se estudar cobras? Ou os répteis em geral?


Grande parte dos répteis são predadores, muitas vezes de topo de cadeia. O que é isso? Animais que não são predados por outros, são os caras no seu território, os chefões, os que ninguém tem coragem de encarar. Os jacarés (que aqui no Brasil tem 6 espécies), o matamatá e boa parte das serpentes são bons exemplos. A maioria dos lagartos, anfisbênios, tartarugas e algumas cobras são consumidores secundários, ou seja, se alimentam de artrópodes, principalmente insetos. Alguém gosta de insetos? E na hora de dormi, alguém gosta de deles? Existem ainda os que comem vegetais e são chamados de herbívoras como as iguanas e as tartarugas, há também os lagartos que consomem frutos e com isso eles acabem levando as sementes para diferentes regiões do ambiente ajudando assim, as plantas se dispersarem. Então os répteis acabam desempenhando uma importância ecológica muito grande, por que acaba fazendo parte de uma teia alimentar em qualquer ecossistema, controlando assim, populações de ratos e insetos por exemplo.”E quem liga pra importância ecológica? Porra de ecossistema, que se dane a mãe natureza! Se eu tivesse uma grande propriedade eu iria era plantar soja ou eucalipto!Eu não to nem ai pra porra de consciência ecológica!” tudo bem, eu sei que só ambientalistas e biólogos de campo gostam dessa justificativa, então eu vou tentar outra, certo?


- qual o sentido de se estudar cobras? “Elas são malvadas e feias”.


Já que a importância ecológica não tem muito importância pra maioria das pessoas, vou falar de dinheiro, acho que a maioria gosta disso. Algumas espécies de cobras produzem veneno, aqui no Brasil temos: as cascavéis (Crotalus sp.), Jararacas (Bothrops sp.), surucucus (Lachesis sp.) e as corais. O veneno de uma espécie de Jararaca (Bothrops jararaca) deu origem aos anti-hipertensivos captopril e evasin. A multinacional Squibb detém a patente do captopril e fatura 5 bilhões de dólares por ano (Eu acho que é mais lucrativo que uma plantação de soja ou eucalipto). O Evasin, foi recentemente patenteada por pesquisadores do Instituto Butantan de São Paulo. Um pesquisador em 2004 descobriu uma proteína encontrada no veneno da cascavel, chamada enpak (endogenous pain killer). Essa proteína tem um efeito que pode vir a ser 600 vezes mais poderosa que a morfina (será quanto vai ser os lucros?). Então, quando você, que está lendo esse texto, estiver sofrendo de hiper-tensão, saiba que foi graças ao estudo de cobras que você ira conseguir comprar um medicamento em uma farmácia. Foi graças ao estudo de cobras que os hipertensos de sua família estão sobrevivendo hoje. “eu não tenho hipertensos na minha família!” se algum dia tiver, já tem medicamentos para isso, não se preocupe. Enquanto isso, um laboratório em algum lugar, existe um pesquisador de jaleco com a cara em um microscópio ou numa lupa, ele estar com as costas doendo, pois passa o dia inteiro sentado naquela posição. No meio da tarde, ele se levanta e come alguns biscoitos com café, em certos dias tem a companhia agradável de colegas de laboratório mais em outros, ele fica lá, sozinho. Agrupando dados em uma tabela de computador, fazendo e refazendo misturas e soluções, lendo artigos científicos em inglês, testando reagentes e analisando produtos em reações químicas para no final do dia, já com a vista cansada, as pernas inchadas e a coluna doendo, desligar todos os aparelhos, apaga as luzes e vai para uma parada de ônibus esperar sua condução para casa. Esse cara está procurando um novo captopril, evasin ou enpak quem sabe? Ele só sabe que seu esforço vai lhe dar um título de mestre ou doutor, e os que detém as patentes de medicamentos estraídos de venenos de cobras faturam 5 bilhões de dólares por ano. O esforço que se fez para encontrar o captopril, resultou em milhões de pessoas salvas em várias partes do mundo, empregos foram gerados na indústria farmacêutica, um grupo de pessoas fica 5 bilhões de dólares mais rico por ano. Graças ao estudo de cobras, muita gente esta se dando bem. A maioria das pessoas não consegue ver realmente a importância de estudar cobras, e isso é absolutamente normal, mais espero que com esse texto, pelo menos você que está lendo, tenha melhorado sua opinião a respeito dos “caras” que entram na mata de botas procurando as cobras e os que ficam no laboratório estudando o que tem na sua saliva.

6 comentários:

  1. É sempre bom lembrar o porque de pesquisar.
    Muito Boa sua matéria, "Animal".

    ResponderExcluir
  2. Concordo! E digo que apesar das horas de madruga no mato, muito mosquito e bichos pra lá de estranhos, prefiro isso a um jaleco hehe...
    Ah, Adry não gosta de bicho algum, só de bradock!

    ResponderExcluir
  3. Já pensou se todo mundo achasse as cobras malvadas e feias? O mundo seria só de lésbicas.

    ResponderExcluir
  4. é tudo questão de ponto de vista, grande parte da população se deixa levar por essa imagem cruel e de vilã das cobras pois é como de fato ela sempre aparece nas televisões e demais meios de comunicação, e como esses veiculos acabam que infelizmente formando a opinião dessas pessoas elas consequentimente acabam agindo dessa forma, matando ou fazendo outras babaridades com as mesmas.

    ResponderExcluir