sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Eu ja tive Piolho



Eu já tive piolhos, na natureza existem dois tipos: os piolhos mastigadores encontrado nas aves (mastigam a base das penas) e nos mamíferos os piolhos sugadores de sangue. O calor do couro cabeludo fornece a temperatura perfeita para o desenvolvimento de suas larvas. Uma pessoa que corta o cabelo baixo ajudaria na sua visualização, mais não na sua eliminação, uma vez que a postura dos ovos se da nos locais quentes dos fios de cabelo, ou seja, bem perto da raiz. Hoje em dia, tem muitos medicamentos para a eliminação do parasita, ninguém precisa ficar careca para se livrar desse artrópode da classe dos insetos. O que mais impressiona, não é a coceira intensa e irritação do couro cabeludo, mais a história que esses organismos podem nos contar.


Em 2001, na cidade de Vilnius, capital da Lituânia, esqueletos humanos foram descobertos em uma escavação de uma obra de infraestrutura da cidade. Foram mais de dois mil esqueletos encontrados, todos juntos na mesma vala, uma vala coletiva. Quando isso veio ao mundo, surgiram duas teorias para a explicação desse amontoado de corpos, projéteis de armas de fogo nazistas poderiam ter atingido judeus enfileirados que deitariam nas valas previamente abertas, isso no famoso holocausto da segunda guerra mundial, só que nenhum projétil nazista foi encontrado.


Outra explicação, é que essa vala seria orquestrada pela polícia secreta soviética após a Revolução Russa de 1917. Durante a ocupação da Lituânia pelos russos, não faltaram habitantes deportados para os campos de trabalho soviéticos, só que essa teoria foi descarta com a descoberta de uns botões que denunciavam a época das mortes. Os mais de dois mil esqueletos pertenciam ao exército de Napoleão Bonaparte.


Em 1812, Napoleão iniciou a invasão do território russo, porém essa invasão foi um tanto “estranha” para o exército de Napoleão, a medida que ele avançava, ele encontrava cidades abandonadas e algumas incendiadas para que nada pudesse aproveitar. Os russos estavam recuando em seu próprio território sem lutar e deixavam para trás plantações destruídas e a fome para o exército invasor. Napoleão começa então a encontrar cansaço, doenças e fome em vez de glórias para exibir em Paris. Mesmo assim, Napoleão seguia firme na invasão, quando chegou a Moscou encontrou novamente mais uma cidade abandonada pelo exército do czar. Nisso, Napoleão retorna e agora além do cansaço e fome, enfrentava o frio e o inverno russo. Foram poucos os soldados que conseguiram chegar vivos a cidade de Vilnius, e nessa cidade, alguns soldados cavaram essa cova e enterraram seus companheiros formando então essa enorme vala coletiva. Eles vestiam roupas sujas, lamacentas e rasgadas, isso foi o saldo da invasão russa pelo exército de Napoleão.


Dentes coletados desses cadáveres foram encontrados fragmentos de DNA de dois microrganismos que podem ter sido responsáveis por epidemias que mataram muitos soldados, os microrganismos foram o causador da febre das trincheiras e os do responsável pelo tifo. Os piolhos se proliferaram pelo exército em decorrência do aglomerado humano associado a ausência de higiene e à desnutrição. Os microrganismos presente nos piolhos transferiram-se aos humanos e causaram as febres da trincheira e o tifo. Até hoje, nunca li nada a respeito de como os piolhos podem ser determinante na vitória de uma guerra, mais que eles foram significativo para matar muitos soldados do exército de Napoleão, isso sim, pode ter ocorrido.